Base aérea de Canoas

Base aérea de Canoas

A Base Aérea de Canoas (BACO) ou até mesmo Aeroporto de Canoas (ICAO: SBCO), hoje atual ALA 3 sendo a base da Força Aérea Brasileira que fica localizada na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul.

A nova estrutura da FAB – Força Aérea Brasileira foi oficializada no final do ano de 2016, o termo ALA deu nome a unidade por ser utilizado no mundo inteiro pelas forças aéreas. A mudança que trará assim muita economia de gastos com pessoal, integrou com o Esquadrão Fênix de Santa Catarina, tornando assim a base de Florianópolis pista de apoio para Ala 3.

base aerea de canoas rs

A nova estrutura é a segunda de 15 alas do País. Com o comando da nova unidade feito pelo major brigadeiro do ar, Jéferson Domingues de Freitas, que antes comandava o 5° Comar, anuncia que mudanças são feitas para que seja possível ter uma estrutura muito mais eficaz, sustentável e também com mais foco em operacionalidade.

Com uma estrutura mais enxuta e moderna, foi uma mudança muito motivada por um novo conceito de gestão operacional. A ala 3 passou a comandar os esquadrões de Santa Maria e também de Florianópolis, além de Canoas, ao invés de se reportar para o Rio de Janeiro e Brasília. Fazendo com que a FAB liberasse 25% do efetivo para operações de linha de frente.

Essa reestruturação faz parte do programa da Força Aérea 100, que será referência aos cem anos da Força que será comemorado no ano de 2041. Sendo assim em Canoas será abrangida todas as atividades de defesa aérea, patrulha e também transporte. Serão três grandes esquadrões de voo, de caça, patrulha e também de transporte público.

Com um grupo especializado em segurança e defesa, terá auxilio de atuação na Ala 3 com o controle aéreo e também toda a defesa antiaérea. A ampliação se fez necessária a contratação de temporários, pois é uma medida onde se reduziu gastos e também uma grande mudança nas forças aéreas.

Atualmente contam com 75 mil pessoas temporárias, o que representa 9,5% do efetivo. Profissionais com carreiras médicas, engenheiras, administração e até jornalismo trouxeram economia para evitar despesas com transferências e até com aposentadoria, por exemplo. Os temporários podem ficar por até oito anos trabalhando na FAB e também alguns podem até ser efetivados dentro das Forças Aéreas.

Estrutura em Canoas:

Esquadrões sediados

– Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Pégaso (5º ETA);

– Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação – Esquadrão Pampa (1º/14º GAV);

– Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação – Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), transferido da Base Aérea de Florianópolis;

– Grupo de Segurança e Defesa (antigo BINFAE-CO).

Unidades Jurisdicionadas

– Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle – Esquadrão Aranha (2º/1º GCC);

– Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea – Esquadrão Laçador (1º GDAAE);

– Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas – Esquadrão Coruja (DTCEA-CO);

– Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA).

Aeronaves Da Base Aérea de Canoas ALA 3

C-95M Bandeirante, C-98A Caravan, C-97 Brasília, P-95M Banderulha, e F-5M Tiger II e F-5EM Tiger II.

A ALA 3 conta com um grupamento de Apoio de Canoas:

O Grupamento de Apoio de Canoas (GAP-CO) iniciou suas atividades como Núcleo do Grupamento de Apoio de Canoas (NUGAP-CO) em janeiro de 2016 e, a partir de 1º de janeiro de 2017 o NUGAP-CO torna-se GAP-CO.

É responsável pela parte administrativa que reúne atividades de Intendência da Aeronáutica. Está situado nas antigas instalações do V COMAR, onde se encontram o Hospital de Aeronáutica de Canoas, a Prefeitura de Canoas, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, além dos Serviços de Ensino e Engenharia.

Você pedi ter mais informações sobre a ALA 3 nesse site, detalhes sobre as atividade diárias da OM entre outras novidades que são postados oficialmente no site.

Aero Club34

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.